sexta-feira, 20 de maio de 2016

A UVA BONARDA

A UVA BONARDA 


A origem do nome é incerta Bonarda. Segundo alguns, o nome deriva do sobrenome Lombard Bono com a adição de "hard", que em Lombard significava "valente e forte." A reconstrução é baseada no fato de que os lombardos tinham como capital Pavia, com a extensão de seu governo, mesmo em Oltrepò. O vinho Bonarda Oltrepò você começa a partir de uvas Croatina, cuja etimologia deriva de "croatta" - "tie" e indicaria que o vinho feito de Croatina bebia nos feriados, quando na verdade foi usado um empate.
Nota importante: o vinho Bonarda (feita a partir de Croatina), típica Oltrepò, nada tem a ver com a uva Bonarda que une vários DOC piemontês.
É a segunda variedade tinta mais cultivada na Argentina e uma das mais tradicionais. Uma das características típicas é a profundidade de sua cor. Intervém em vinhos de cortes, onde aporta intensidade cromática e notas frutadas. 

Pela sua abundância, seu vigor e seu baixo custo, sempre formou parte dos vinhos tintos mais econômicos, embora também seja elaborado como varietal. Produz um vinho franco, honesto, de bom corpo e cor, com aromas frutados de framboesa e sutis acentos anisados. Sua boa estrutura permite ser envelhecida em barricas com bons resultados.

História: Esteve confundida por muitos anos no vinhedo argentino com Barbera d`Asti e corresponde ao Cobeaux francês. 
Superfície: 15.000 hectares. 
Folha: pouco dobrada, mediana, verde opaca, inteira ou poco pentalobada. 
Cacho: mediano, tendência a cilíndrico e bem cheio. 
Grão: Preto azulado, mediano, esferóide e de polpa branda. 
O vinho: Vermelho intenso com matizes violáceos, taninos robustos e abundantes. Nos seus aromas aparecem notas de frutas vermelhas, pretas e ameixa; com o tempo se somam aromas mais complexos, como o couro. Podem ser obtidos vinhos de boa estrutura e complexidade com a criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário