segunda-feira, 23 de maio de 2016

TIPOS DE UVAS BRANCAS
 
AIREN - É a mais abundante na Espanha. Os cachos são grandes e apertados. Produz vinhos de aroma característico e com proporção alcoólica entre  12 e 14%. Presente principalmente em: Ciudad Real (51%), Toledo, Cuenca, Albacete, Murcia e Madrid. Considerada a variedade principal na D.O. dos Vinhos de Madrid.
 País: Espanha

 ALARIJE - Presente em grande parte das vinícolas extremeñas (Extremadura). É uma das mais abundantes na comarca de Cañamero (província de Cáceres).
 País: Espanha

 ALBARELLO -   Sua presença se registra apenas nas margens do Ulla e em proporções escassa. Apesar disso produz vinhos muito aromáticos e singulares. Apresenta notáveis diferenças com a Albariño, apesar da simililariedade  dos nomes.
 País: Espanha

 ALBILLO - É uma uva relativamente neutra, com elevado índice de glicerol, que lhe conferi suavidade aos vinhos. Se cultiva principalmente em Madrid, Ávila e Galicia. É uma variedade autorizada na D.O. Ribeiro e  a principal na D.O. Vinhos de Madrid. Também conhecida por Pardina na   D.O Ribera del Duero.
País: Espanha

 ALCAÑON - Natural da zona do Somontano. Produz vinhos brancos ligeiros com aroma bem particular.
  País: Espanha

ALVARINHO (ou Albariño, na Espanha) - Responsável pela produção na região do Minho, em Portugal, do vinho verde, que tem este nome pois deve ser tomado ainda jovem, isto é "verde". É uma uva que confere boa acidez, aroma e certa efervescência ao vinho.
Países: Portugal (vinho verde), Espanha.

ARNEIS - Encontrada no Piemonte, é encorpada e seca, com perfume de frutas brancas (melão e pêra) e amêndoas.
País: Itália (Piemonte).

ASSYRTICO -  Especialidade da ilha vulcânica de Santorini, no Mar Egeu, é a uva grega de brancos com boa acidez.
País:
 Grécia (Santorini).

 BALADÍ -  Natural de La Rioja e se cultiva em:  Andalucía, Canarias, Valencia e La Rioja. É uma uva que necessita muito sol, cujos cachos são de tamanho grande e compactos. Suas uvas são de tamanho grande e cor amarela. Os vinhos feitos com esta uva são pálidos e com aromas afrutados sem muito álcool. Normalmente usada mistura com outras variedades. Também conhecida como Baboso Blanco, Bastardo Blanco, Calagraño, Jaén, Jaén Blanco y Valadí.
 País: Espanha

 BEBA - Também conhecida como Eva, é uma variedade de uva branca, usada tanto para a produção de vinho como uva de mesa.  Tem cachos de tamanho grande e muito compactos. Suas uvas são de tamanho grande, forma redonda e cor verde amarelado. Produz vinhos frescos e afrutados. É uma variedade vinífera autorizada em Extremadura, usada na D.O Ribera del Guadiana. Outros nomes pelos quais é conhecida: Beba de los santos ou Beba dorada.
 País: Espanha

BORBA - Frequente em varias comarcas extremeñas (Extremadura) .É bastante produtiva, porém, a qualidade desta casta é bastante questionada.
 País: Espanha

BUAL -  Usada na Ilha da Madeira para vinhos fortificados típicos da região.
País: Portugal.

 CALAGRAÑO - Uma das antigas variedades naturais de Rioja. Produzia vinhos brancos duros mas que respondiam bem para crianza. O Conselho Regulador da D.O.da Rioja deu por desaparecida, mas parece que ainda existem algumas nos arredores de San Asensio e algumas outras localidades riojanas.
 País: Espanha

 CAYETANA - De grande rendimento. Presente principalmente em Badajoz (99%) e Cáceres.
 País: Espanha

CHARDONNAY - Uva branca fácil de cultivar e vinificar. Está espalhada em todo o mundo. É usada na produção de clássicos de alta qualidade e reputação na Borgonha, como Chablis, Montrachet e Poully-Fussé, além de ser um importante ingrediente do champagne. Por não ser uma uva aromática, a passagem pelo barril de carvalho lhe confere maior complexidade em algumas regiões, principalmente do Novo Mundo, onde mostra um toque amanteigado e tostado.
Países: França (Borgonha), Estados Unidos (Califórnia), Austrália, Nova Zelândia, Chile, África do Sul, Argentina, Brasil.

CHENIN BLANC (steen) -  Variedade do Loire central, na França, de aroma floral, dá vinhos secos ou doces - neste caso, quando são atacadas pela podridão nobre, que lhes confere maior teor de açúcar.
Países:
 França (Loire), EUA, África do Sul (conhecida como steen), Austrália e Nova Zelândia.

CLAIRETTE (clairette blanc) - Uva branca cultivada no sul da França. É uma das variedades autorizadas no vinho tinto Châteauneuf-du-pape e brancos Côtes-du-Rhone. Na Austrália é conhecida como blanquette.
Países: França e Austrália.

 COLOMBARD - De origem francesa conhecida também como Colombar e Colombier na França, Colombard Francesa na Califórnia. Seus cachos são medianos, largos, cilíndricos. Suas uvas são medianas; verde amarelas com altos níveis de acidez quando estão maduras.

CORTESE -  Cepa autóctone italiana refrescante e com toques minerais.
Países:
 Itália (Piemonte, Lombardi e Vêneto).

 DOÑA BLANCA - Também conhecida como Moza Fresca, Valenciana ou Cigüente. De cachos grandes, não muito compactos, uvas grandes. Adquire uma grande concentração de açúcar e acidez. Alguns consideram que é a variedade Merseguera trazida para a zona gallega.
País: Espanha

 DORADILLA - Natural da zona norte de D.O de  Málaga e Sierra de Málaga. Inexistente em outras zonas vitivinícolas. Seu cacho apresenta tamanho mediano. Variedade precoce e de alto rendimento.
País: Espanha

DURIF - Também conhecida como PETIT SYRAH, mais encontrada na Califórnia
País:
 França e EUA (Califórnia).

 ESQUITXAGOS - Uma variedade muito abundante na Bajo Ebro (Tarragona) e em San Mateo (Castellón). Poderia ser a Merseguera adaptada a essas zonas.
País: Espanha

FIANO -  Uva nativa do Sul da Itália, para brancos ligeiros e frescos
País:
 Itália (Campania).

 FORASTERA - Seu cultivo é frequente em diversas zonas das Canarias, especialmente na ilha La Gomera.
  País: Espanha

FURMINT - Os renomados grandes vinhos doces Tokay, da Hungria, são feitos desta variedade. Sua fina casca facilita a ação do fungo Botrytis cinerea, que aumenta o teor de açúcar à uva.
Países: Hungria, Áustria, Eslováquia, Croácia e Romênia.

GARGANEGA - Principal uva do vinho tipo Soave.
País: Itália (Vêneto).

GEWÜRZTRAMINER - Em alemão significa "especiarias". Produz vinhos brancos ricos, de cor amarelo-ouro e aroma intenso (rosas, canela e gengibre). Encontrou seu melhor solo na região francesa da Alsácia, mas também é encontrada na Alemanha e outras regiões de clima frio.
Países:
 França (Alsácia), Alemanha, Itália, Chile, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia.

MACABEO - Também conhecida como VIURA, é uma das três uvas usadas no corte das cavas (espumante spanhol) e nos vinhos brancos da Rioja.
País:
 Espanha (Penedès e Rioja).

MALVASIA -  Das mais antigas uvas brancas que se conhece (cerca de 2.000 anos). Apesar de produzir vinhos secos no sul da Itália, se notabilizou pelo vinho fortificado que produz em Portugal (Madeira)
Países:
 Portugal, Itália e Espanha.

MUSCADELLE -  Típica variedade de Bordeaux, na França, usada principalmente para vinhos doces produzidos em Barsac e Sauternes. Como é muito aromático, é usado em pequenas quantidades quando misturados a vinhos doces baseados das uvas sémillon e sauvignon blanc.
País:
 França.

MUSCAT (Moscato e Moscatel) - Plantada no mundo todo é própria de vinhos doces perfumados. É a única uva vinífera que preserva os aromas de uva no vinho e talvez uma das espécies mais antigas ainda cultivadas. Usada para vinhos secos na Alsásia e para espumantes do tipo Asti Espumante e Moscato Bianco. Desta uva são produzidos os melhores vinhos da família Muskateller. A uva é corretamente denominada Muscat Blanc à Petit Grains Ronds, o que aponta para os pequenos e redondos frutos, diferenciando-os dos Muscat d'Alexandrie. Dessa uva são produzidos vinhos doces excelentes como Vins doux naturels, o Muscat de Beaumes-de-Venise.
Muscat possui um típico toque de Muskat (moscado) que sobressai quando misturada a outra qualidade de uva. Também pode apresentar aroma de temperos e flor de laranjeira, dependendo da idade e da localização do vinhedo.  A Muscat cobre cerca de  800 Km2 de vinhedos, adaptando-se melhor às regiões quentes. Como é espécie antiga do Mediterrâneo, há muitas variantes e denominações, como Moscato d'Asti na Itália, Moscatel na Espanha, Gelber Muskateller na Áustria, Muscat Lunel na Hungria. A Muscat também pode ser encontrada na Austrália e na Califórnia. As variantes da Muscat produzem espécies vermelhas como a Muscat Rosé, conhecida no Leste Europeu e na Rússia como Tamyanka. A Muscat d'Hamburg é um cruzamento entre a Trollinger com a Muscat d'Alexandrie. A Muscat Bleu é um cruzamento entre a Garnier e a Seyve-Villard, que com exceção do nome e do toque moscado, não tem maiores semelhanças com a Muscat Blanc.
Países: França (Alasácia), Portugal, Espanha e Itália.

PALOMINO -  Principal uva do vinho fortificado do Sul da Espanha, xerez.
Países:
 Espanha, Estados Unidos e Austrália.

PEDRO XIMÉNEZ -  Outra variedade do sul da Espanha utilizada nos vinhos fortificados xerez, como o Olorosso.
País:
 Espanha.

PINOT BLANC (pinot bianco)-  Esta uva dá vinhos leves, secos, frutados, para beber jovem, principalmente aqueles produzidos na Itália. Original da Borgonha, na França sua base é a Alsácia.
Países:
 França (Alsácia), Itália, Áustria e EUA.

PINOT GRIS (tokay d'Alsace, pinot grigio) -  Da família pinot noir, resulta em vinhos brancos leves, jovens e secos na Itália e mais ricos e perfumados, na região francesa da Alsácia.
Países:
 França (Alsácia), Itália, Alemanha, Hungria e Nova Zelândia.

PROSECCO -  Encontrada na região de Vêneto, na Itália, é responsável pela produção de espumantes frescos, frutados, com pouco acidez e paladar. Não se trata, portanto, de uma região, como muita gente pensa, mas de uma uva, usada por este espumante que se difundiu por todo o mundo.
Países:
 Itália, Brasil.

ROUSSANE -  Traz elegância aos brancos do Rhone, também cultivada no Languedoc-Roussillon.
País:
 França (Rhone, Languedoc-Rousiillon).

RIESLING - Junto com a Chardonnay é considerada a melhor uva branca do mundo. Produz vinhos com acidez elevada e teor alcoólico baixo (8ºC). Os melhores riesling são encontrados na Alemanha e produz vinhos de grande qualidade que é metido pelo seu teor de açúcar. Aromas delicados e florais.
Países: Alemanha, Áustria, Austrália, Nova Zelândia, França (Alsácia) e EUA.

SAUVIGNON BLANC - Tem acidez aguda, fresco, aspectos minerais e bastante frutados no Novo Mundo. Mantém a limpidez pois raramente fica impregnada de carvalho. Na França, alcança melhores resultados em rótulos da região do Loire. É misturada com Sémillon em Bordeaux. Também é parte da composição dos vinhos doces de Sauternes e Barsac. Na Nova Zelândia, encontrou o solo ideal para produção de vinhos que colocaram o país no mapa do mundo do vinho.
Países: França (Loire, Bordeaux), Nova Zelândia, Chile, Áustria e África do Sul.

SÉMILLON - Tanto vinhos brancos secos de Bourdeaux como vinhos doces da região de Sauternes, na França, usam esta variedade (como o Château D'Yquem, 4/5 de sémillon e 1/5 de sauvignon blanc). Varia sua característica de acordo com a região que é cultivada: aromas cítricos e adocicado em Bordeaux e amanteigado e com grande potencial de envelhecimento na Austrália
Países:
 França (Bordeaux), Austrália Nova Zelândia, África do Sul, EUA .

SERCIAL - Usada para elaboração de Madeiras mais secos e leves.
País: Portugal (Ilha da Madeira).

TOCAI (friulano) -   Variedade branca cultivada na região italiana de Friuli-Veneza, que produz vinhos encorpados e elegantes. Não há qualquer relação da uva Tocai com os renomados vinhos húngaros doces Tokay (produzidos com a cepa furmint. Ver verbete acima).
País:
 Itália.

TORRONTÉS - Muito aromática, produz vinhos típicos argentinos.
País:
 Argentina.

TREBBIANO - Produz vinhos brancos mais comuns e sem personalidade na Itália. É plantada extensivamente em todo o país. Usada no corte com outras uvas para a composição de vinhos. Com o nome de UNI BLANC e saint-émilion é muito usada na produção de conhaque e armagnac, na França.
Países:
 Itália, França, África do Sul e Austrália.

VERDELHO - Uva mais cultivada na Ilha da Madeira, para um estilo meio-seco.
País:
 Portugal (Ilha da Madeira).

VERDICCHIO -  Uva branca típica da Itália Central, bastante seco e cítrico.
País:
 Itália.

VERMENTINO -  Cepa usada na elaboração de brancos secos e florais
País:
 Itália.

VIOGNIER - Uva que produz vinhos brancos secos e com toques florais, bastante perfumado. De origem francesa, vem sendo redescoberta nos últimos anos. Produz vinhos muito ricos e refrescantes, para serem bebidos jovens.
Países:
 França, Austrália, África do Sul e Argentina.

VIOSINHO -  Usada no Porto branco e nos secos brancos do Douro
País:
 Portugal (Douro).


XAREL-LO -  Outra variedade usada para elaboração das cavas, responsável por mais fruta à bebida
País:
 Espanha (Penedés).

Nenhum comentário:

Postar um comentário