sábado, 21 de maio de 2016

UVA LAMBRUSCO




Primeiro que o Lambrusco é um vinho frisante e não espumante. Ele não possui aquela cremosidade dos Champagnes e nem tantas bolhinhas como o Prosecco.
Lambrusco é produzido com a segunda fermentação feita dentro de tanques de inox, e esse método é conhecido como Charmat.
O nome Lambrusco vem da própria uva, Lambrusco, podendo variar de vinhos secos à doces. Encontramos em abundância esse espumante na região italiana de Emilia-Romagna, parte central do norte da Itália.

Aqui no Brasil, é bem fácil achar Lambruscos baratinhos e refrescantes, que vão muito bem com uma caldeirada de frutos-do-mar que eu faço, com lula, camarão, filé de peixe branco, pimentão e cebola, com um toque de leite-de-coco no final.


Uma interessante curiosidade: o vinho Lambrusco era o favorito do tenor Luciano Pavarotti, nascido e criado na província de Módena.



Origem

Sem dúvida a uva mais conhecida da Emilia-Romagna. Produz o vinho frisante de mesmo nome. Na maioria dos casos, o Lambrusco é amabile (meio-doce) ou doce, embora sejam produzidos Lambruscos abbocato (meio-seco) e seco, que sao na verdade os melhores. Uva tinta.

Regiões de Produção

Embora não haja impedimento de se produzir vinhos com a uva Lambrusco em outras regiões, a região demarcada (DOC)é Modena, na Emilia.

Características dos Vinhos

É um vinho tinto leve, que deve ser tomado gelado (8-10 C), saboroso e ligeiro, sem grande expressão, mas com longa tradição -- devido á inovação de ter sido um dos primeiros vinhos frizantes. Em geral pouco alcoólico, em torno de 10-11%. O abbocato é talvez o mais agradável, sendo o seco muito adstringente.

Harmonização

Apesar de tinto, sua harmonização é com saladas (palmito, endívias, cogumelos), maionese, peixes frios e queijos (cabra e amarelos). Uma combinação interessante é o amabile ou abbocato com gorgonzola, passas e torradas. Outra opção é com crepes ou sanduíches, acompanhando saladas verdes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário