sexta-feira, 27 de maio de 2016

UVA VIOGNIER



Na literatura existem muitas histórias sobre o nascimento da uva Viognier. Mas, na verdade, ninguém sabe ao certo sua verdadeira origem. A versão mais provável é que foram os romanos que introduziram o Viognier no Ródano. Embora tenha encontrado o seu lugar no Condrieu – é a única cepa permitida nesta pequena apelação francesa -, no Novo Mundo, especialmente no Chile, ele desenvolveu uma personalidade encantadora e multifacetada.
Muitas vezes ele é comparado com o Chardonnay, talvez devido à sua estrutura robusta e pelo seu caráter amigável, mas a principal diferença reside no seu perfil aromático. O Viognier é conhecido pelas suas notas de pêssego, damasco, abacaxi, manga, flores de acácia e laranja, e até mesmo de violetas, e por sua capacidade de transmitir certas notas minerais enigmáticas.

O estilo de Viognier depende da visão do enólogo. Dependendo do seu desenvolvimento no campo e na adega, eles podem nos dar vinhos frescos e com estruturas muito delicadas, ou, vinhos encorpados muito complexos, muitas vezes apoiados por um envelhecimento em carvalho. Apesar do seu coração vermelho, é um vinho perfeito para o verão. Fresco e intenso. Rico em aromas e sabores. Suas notas condimentadas, às vezes picante, notas de nozes, boa estrutura e cremosidade, fazem com que o Viognier seja um companheiro versátil para incontáveis receitas de verão.
A combinação clássica para essa variedade são as carnes brancas, como todos os tipos de aves e peixes, mas também os frutos do mar e os queijos suaves. O buquê picante do Viognier se encaixa muito bem com a cozinha tailandesa. Use a sua criatividade e adicione nas suas receitas ingredientes como o açafrão, o curry, o gengibre e o leite de coco. Esses sabores exóticos, mas que são fáceis de encontrar nos supermercados, podem dar uma nova dimensão às suas refeições e assim melhorar as características únicas desta cepa.
AROMAS

PESSEGO
PÊRA
FLORES DE LARANJEIRAS
VIOLETAS
DAMASCO

HARMONIZAÇÃO

COMIDA TAILANDESA
TABUA DE FRIOS
CARNES BRANCAS








Nenhum comentário:

Postar um comentário