quinta-feira, 2 de junho de 2016

MOSCATEL, O BRASIL VAI MUITO BEM, OBRIGADO!

UVA MOSCATEL
Origem
Uva branca com elevado teor de açúcar, original da Alemanha e da Itália. É a mãe de muitos vinhos Mosel (Alemanha), e do espumante Asti italiano, produzido no Piemonte. A moscatel é muito apreciada como uva de mesa, e não chega a produzir grandes vinhos.
Regiões de Produção
Piemonte, norte da Itália; Mosel, oeste da Alemanha. Vinhos adocicados e frutados, mesmo os espumantes. O mais famoso é o Moscato d´Asti.
Características dos Vinhos
Espumantes doce e meio-doce, onde a acidez mistura-se com o elevado teor de açúcar, resultando num vinho de cor palha claro, sem maiores predicados.
Harmonização
Bolos e doces.

Moscatel Espumante: trinta anos de história no Brasil.
Adolfo Alberto Lona1
No ano de 1978 o mercado brasileiro conheceu o primeiro Moscatel Espumante elaborado na Serra gaúcha de Garibaldi: Asti Spumanti MARTINI. A iniciativa foi da Martini e Rossi, empresa italiana produtora do famoso vermut, que iniciara suas atividades vitivinícolas na cidade de Garibaldi em 1973 com a elaboração do espumante De Gréville. Com a contribuição de técnicos italianos e a aprovação da Matriz na cidade de Torino – Itália, a equipe local começou a desenvolver o projeto do ASTI BRASILEIRO no ano de 1976 incentivados e apoiados pelo Diretor Presidente na época Sr. Francesco Retti, responsável pelos lançamentos de produtos inovadores das décadas de sessenta e setenta como os vinhos Château Duvalier e Baron de Lantier e o espumante De Gréville. A idéia era produzir um Moscatel Espumante no estilo do ASTI italiano que seria comercializado com a mesma apresentação na comunidade italiana do estado de São Paulo. O volume inicial seria de 5.000 caixas de 12 unidades dobrando no ano seguinte pela distribuição a nível nacional. A data prevista para o lançamento era o mês de outubro de 1978. Com a missão de aplicar neste espumante de uma única fermentação a metodologia utilizada na região de origem do Asti no Piemonte italiano, o grupo iniciou os estudos da matéria prima disponível, da técnica a ser utilizada e dos investimentos necessários. 
harmonizacao-espumante


Nenhum comentário:

Postar um comentário